Se com o mundo pré-covid 19, já se vivia em uma disputa acirrada, com profissionais se digladiando para abocanhar uma fatia generosa do mercado, imagina agora?É briga de leão! E se sobressai quem não se acomoda, quem vai além do fato, que estuda, faz autocrítica e busca a melhoria contínua do seu trabalho. A criatividade nunca esteve tão em alta! Se você já escutou a história dos ratinhos na vasilha de nata sabe do que estou falando: o rato que não aceitava a prisão e a morte certa, tanto fez, tanto lutou que transformou a nata em manteiga e escapuliu. O outro entregou os pontos e se afogou logo de cara.Mas… o que tem a ver ratos com fotografia? Bom, tudo! E se me permite, quero acrescentar mais um elemento nessa história: a pipoca!
>> Faça um ensaio de estúdio: Saiba mais!
Já reparou que se o milho perde o timing no momento da sua preparação, ele vira piruá? Assim são as ideias. Quando elas não são lançadas à mesa assim que cintilam em nossa mente, das duas, uma: ou alguém vai pensar na mesma coisa e vai ganhar os créditos (merecidamente) ou então, perde-se para sempre uma boa oportunidade!A pipoca é um exemplo excelente para ilustrar o momento que vivemos. Muita gente teve de se reinventar, encarar o calor do fogo e mudar radicalmente a sua vida. Por outro lado, teve gente, que explodiu antes da hora ou esperou demais e virou piruá.
E a pipoca é saborosa! Tão saborosa e cheia de significados que eu encarei um ensaio fotográfico tendo na mente um norte: a criatividade em tempos de crise! Se tanta gente vive por meio da pipoca, (inclusive, saudades do pipoqueiro da porta da escola) era hora dela ser protagonista!Para esse desafio, chamei a Aline, que desde cedo recebeu o apelido de Pipoca. Ela cresceu e jamais abandonou as características do seu segundo nome. Ela é energia, é sabor, é força e é atitude!
E o resultado? Uma explosão de cores, texturas, luz e alegria! É a criatividade!
Por mais que tenhamos os melhores equipamentos, as melhores condições para trabalhar e um público fiel, sem criatividade é impossível ir longe. Logo, logo bate a sensação de mesmice e a vida torna-se um eterno looping de frustração e pequenos fragmentos de felicidade.Esta é uma reflexão sobre fotógrafos em tempos de crise. Mas serve para qualquer profissional. Deixe a criatividade explodir em sua vida e experimente a delícia de uma boa pipoca! Esse ensaio faz parte do Projeto chamado Minha Identidade.
Um abraço e até a próxima!
Leia também: